A Estrutra Cruzada é um tipo de encadernação que une duas capas complementares apenas pelo encaixe de suas formas e a inserção delas entre as costuras.
Esta técnica que possui muitas variações é muito antiga e foi empregada até meados do século XVI, e redescoberta pela encadernadora e restauradora espanhola Carmencho Arregui que agregou aspectos mais versáteis e modernos.
Por ser uma capa mais maleável, é comum a utilização de materiais nobres como o couro, mas permite outros materiais que lhe dão uma consistência mais ou menos rígida.
Aqui, utilizo papel de alta gramatura, porém maleável, para a base das capas que posteriormente são revestidas em tecidos diversos permitindo combinações infinitas de cores e estampas que deixam cada peça única e especial.
É bonita, moderna e versátil e fica muito bem tanto nas peças mais clássicas e românticas, quanto nas mais coloridas e divertidas.
Estou em constante estudo, tanto teórico como prático e logo pretendo trazer novas variações deste tipo de encadernação artesanal que estou amando a cada dia.
Até lá!